Não é difícil achar aquela pessoa que já estuda inglês num cursinho há mais de 10 anos e mesmo assim ainda não fala bem. Muitas vezes essa pessoa culpa a idade, ou o próprio idioma, dizendo que “é complicado demais”. Mas nenhuma dessas desculpas é a real causa da frustração dessas pessoas. Depois de anos de estudo você pode até saber bem um idioma, mas só vai falar bem se tiver praticado justamente isso: a fala. Por mais simples que pareça esse é o único motivo para essas pessoas estudarem sem resultado.
A diferença entre saber e falar um idioma
Pense em quando você aprendeu a andar de bicicleta por exemplo. Todas as instruções do mundo poderiam ser dadas a você sobre como segurar no guidom, como mexer o seu corpo na hora certa para evitar quedas. Mas você só começou a aprender de verdade depois de sentar na bicicleta e pedalar, cair, levantar e pedalar de novo. O aprendizado de um idioma é exatamente assim. Não adianta você só analisar e estudar uma língua. Isso só vai te fazer se dar bem em provas. Mas se o seu objetivo é falar, pare de se obcecar com estudos excessivos e comece a falar. E assim como na bicicleta, fale, erre, aprenda, e fale de novo. E depois de uma constância fazendo isso você vai acabar falando, assim como acabou andando de bicicleta.
Esse não só é o processo mais divertido, mas também o natural de aprender uma língua. É só pensar no português, que aprendemos na base da tentativa e erro desde crianças, e acabou dando muito certo, não é mesmo?
Você pode consumir todo material que for, mas se não colocar em prática, não vai conseguir avançar no idioma que você deseja. Para aprender a andar de bicicleta, você precisa pedalar, para aprender a escrever, você precisa escrever, e para aprender a falar, você precisa falar. E existem algumas formas de você fazer isso de uma forma eficiente.
Como falar bem qualquer idioma
Interaja
Interação com nativos é sem dúvida a melhor forma de praticar e se desenvolver num idioma. Não só é uma forma super divertida de aprender, por estar conhecendo pessoas interessantes, mas é também a essência de qualquer língua, a interação verbal. Para encontrar nativos do mundo inteiro para praticar por telefone ou chat de graça, recomendo o aplicativo HelloTalk. Escrevi um post sobre os 4 sites para aprender idiomas de graça se você quiser conhecer outros sites para encontrar nativos para praticar.
Fale sozinho
Uma técnica eficiente, simples e gratuita que você pode começar hoje mesmo a usar é falar sozinho. Seja no chuveiro, ou quando não estiver ninguém por perto, só o fato de você estar falando coisas que já aprendeu, vai te ajudar a desenvolver sua habilidade de comunicação no idioma, e vai prevenir que o tempo enferruje a sua fala. Uma dica engraçada que vai te ajudar a encaixar alguns minutos de prática no seu dia, é colocar o telefone no ouvido, mesmo sem ter ninguém do outro lado, e “conversar” no idioma que você está aprendendo. Dessa forma, mesmo que esteja no meio da rua, ninguém vai descobrir que você está falando sozinho!
Imite nativos
Outra forma super eficiente de você praticar a sua fala é imitando nativos. Ou seja, fazendo exatamente o que você tentava fazer como criança para o português e acabou conseguindo depois de muitos “gugu dadá”. Só que como adulto, você não vai precisar nem passar por essa fase. Vai direto na forma correta, já que tem uma capacidade analítica melhor do que crianças. Em alguns sentidos adultos acabam sendo aprendizes de línguas mais eficientes. Para imitar nativos você pode ouvir um áudio ou música e tentar imitar, frase por frase, até ficar mais parecido. Ou aprender idiomas com filmes e seriados que eu explico como fazer nesse post.
Faça uma gravação
Uma excelente forma de praticar é gravando a sua voz semanalmente no idioma. Dessa forma você consegue ter uma noção clara do seu progresso, o que é a melhor forma de se manter motivado para aprender idiomas. Além de te dar a oportunidade de avaliar o que pode ser melhorado. Ah e claro, você estará praticando!
Conclusão
Existe uma gigantesca diferença entre saber uma língua e falar uma língua. E se você quer só estudar para passar num teste de proficiência, então só precisa estudar e saber bastante. Mas certifique-se de que esse teste não tem prova oral! Por outro lado, se você quer ser fluente num idioma, saber não basta. Você precisa falar, e isso só se consegue com horas e horas de prática, tendo conversas interessantes com nativos e conhecendo gente nova. Errando bastante, aprendendo, e falando de novo. Se você quiser falar um idioma, esse é o caminho. E não passando o dia inteiro sentado com um livro de gramática. O estudo é complementar a prática, e não o contrário.
4 Comments
Quero muito fazer intercâmbio de medicina na Coréia por isso pesso a ajuda de vocês se poderem me ajudar ainda estou no 2 ano mas quero logo fazer o que é como falar coreano até lá
Oi, Kim! Temos um artigo aqui sobre como falar idiomas difíceis que acredito que deve te ajudar. Bons estudos!
Gostaria de aprender a fala a linguagem da turquia para irvisiatar uma familia e um grande amor
Melhor motivação, impossível! Boa sorte e boa viagem!