fbpx

Como ter motivação para aprender idiomas

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

É muito comum uma pessoa começar a aprender um idioma animada e um mês depois, logo após aquela agitação inicial ter passado, jogar tudo para o ar e desistir. Existem motivos para isso acontecer e, sabendo deles, você nunca mais passará pelo mesmo, e sua motivação vai continuar firme por meses.

Como ter motivação para aprender idiomas

Defina um motivo forte

A origem da palavra motivação é justamente isso: motivo + ação. Ou seja, no sentido mais básico da palavra, uma pessoa motivada é aquela que tem um motivo forte o suficiente para impulsioná-la a agir. Então se o seu motivo para aprender é que “hoje em dia é uma obrigação”, provavelmente não estará tão motivado quanto uma pessoa que tem como motivo “namorar aquela modelo australiana”. Caso esteja aprendendo inglês, esses 6 motivos para aprender inglês podem te ajudar. Pense bem sobre esse ponto pois ele é, sem dúvida, o mais crucial para a sua motivação. Ache um motivo forte o suficiente, e motivação não será mais um problema.

Estipule uma meta

Se você não sabe para onde está indo, então qualquer caminho serve. E “qualquer caminho” não vai te levar a lugar nenhum. Então estipule uma meta e pare de ter “dias siri”, onde você dá vários passos, para o lado, e não avança nem um pouco para conquistar o que você quer. É praticamente impossível ter progresso assim e, consequentemente, a sua motivação vai embora, então não caia nessa furada. Para ter o melhor resultado possível, a sua meta deve ser:

  • Específica
  • Mensurável
  • Atingível
  • Com data limite

Com uma meta bem elaborada assim, as chances de você alcançar o seu objetivo se multiplicam imensamente.

Faça um plano de ação detalhado

Para fazer o impossível se tornar provável precisamos de um plano

Com uma meta em mãos e sabendo aonde você quer chegar, você precisa agora de um plano de ação para evitar perda de tempo e frustração. Ou seja, um mapa dizendo exatamente como você vai chegar lá. Pode ser um método que você vai seguir trinta minutos por dia, ou uma técnica que você vai usar diariamente para aprender, como aprender idiomas com filmes e seriados, por exemplo. Seja lá o que for, tem que ser uma sequência de coisas que, no final, te levarão a sua meta. Fazer com que coisas difíceis se tornem fáceis é uma questão de preparo, e nada é difícil para quem está preparado. Você vai se surpreender como, com um plano de ação e uma meta específica, qualquer objetivo grande pode parecer totalmente atingível.

Tenha companheiros

A melhor forma de manter a motivação para aprender idiomas é tendo amigos nativos na língua que você quer aprender. Além de serem o seu melhor “recurso” de aprendizado, aprender um idioma conversando com um amigo e dando risadas é muito mais agradável do que lendo um livro monótono de gramática. E acaba sendo muito mais eficiente na minha opinião. Afinal, é assim que a gente aprendeu o português, e nos viramos bem, não é mesmo?

Se divirta

Não ache que você precisa passar num teste. Aprenda para se divertir, para entender um filme que você gosta, para cantar junto a sua música favorita, para conhecer um país e conversar com todo mundo sem precisar de ajuda, para conhecer uma cultura nova. Isso tudo é divertido! E o melhor, quando você está fazendo algo que te agrada, o seu cérebro usa seus dois lados para o aprendizado, por estar relaxado. E para o aprendizado isso é a melhor coisa que pode acontecer. Além de mais agradável, é mais eficaz.

Estude só o que achar interessante e relevante

Outro grande motivo de desistência do aprendizado de idiomas é o fato de pessoas se sentirem presas a um material que deixa de ser interessante, ou começa a ensinar coisas que a pessoa não julga relevante. Por exemplo, cursos que ensinam na primeira semana de aula a falar hipopótamo no idioma. Para que você precisa saber como falar hipopótamo na primeira semana?! Se algum material/curso não está mais funcionando para você, troque. Você é quem dita o seu aprendizado.

Vá a encontros presenciais

Já ressaltei a importância de ter pessoas com quem praticar. E a forma mais eficiente e envolvente de fazer isso é através de encontros presenciais. Neles você não só vai conhecer pessoas com quem praticar, mas também é excelente para manter a motivação para aprender idiomas. No site meetup.com você pode encontrar eventos semanais para diversos idiomas. Ele é um dos 4 sites para aprender idiomas de graça. Encontrar pessoas com o mesmo objetivo que você, e se integrar numa comunidade de pessoas comprometidas com isso terá um impacto enorme na sua motivação.

Aprenda a andar de bicicleta de novo

Aprender idiomas é como andar de bicicleta. Você pode passar o tempo que for lendo um manual sobre como fazer isso, ou responder perguntas sobre o assunto. Mas se não sentar na bicicleta e começar a pedalar, você nunca vai realmente aprender, não é mesmo? O problema é não querer cair da bicicleta. Se sentir mal por gaguejar nas suas primeiras conversas num idioma novo, é o mesmo que se sentir mal por cair da bicicleta na primeira vez que tentou pedalar. Não faz sentido. Se você está gaguejando, parabéns. Você está no caminho certo, o caminho da prática. Não basta só saber um idioma, se você quer aprender a falar você tem que fazer justamente isso. E quanto mais, melhor.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

JUNTE-SE A MAIS DE 200 ALUNOS

O Guia Definitivo com técnicas para aprender idiomas sozinho.

Otávio Bretas

Otávio Bretas

Sou carioca, apaixonado por viagens e novas culturas e minha missão é ajudar estudantes de idiomas insatisfeitos a aprender uma nova língua, de forma que aprendam quantos idiomas desejarem, de forma simples e sem dor de cabeça.

Artigos relacionados:

2 Comments

  1. Otávio, parabéns pelo blog! Adorei as dicas e vou até compartilhar no facebook com amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#partiuserpoliglota

Diário de Um Poliglota • 2018 – Todos os direitos reservados. Garantimos a proteção e privacidade dos seus dados.
Termos de UsoPolítica de Privacidade