fbpx

Como criar um cronograma para aprender um idioma sozinho

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Essa dúvida é muito comum, principalmente se você quer aprender um idioma novo sozinho, e não faz ideia por onde começar. Em cursos tradicionais o cronograma já é feito para você, mas sozinho você precisará de mais disciplina e principalmente mais organização. Porque ficar perdido e frustrado é a última coisa que você quer. Então veremos aqui o que você precisa fazer para criar um cronograma para aprender um idioma sozinho, focando os seus esforços e maximizando os resultados.

Como criar um cronograma para aprender um idioma sozinho

Escolha um recurso

Existem métodos muito eficientes por aí, específicos para pessoas aprendendo um idioma por conta própria. Se você quiser facilitar a sua vida, escolher um recurso desses e seguí-lo até o final já vai te poupar bastante tempo de estudo desorganizado. Para te ajudar na escolha eu recomendo os métodos Assimil, Teach Yourself e Pimsleur. Todos têm preços acessíveis, são divididos em níveis e organizados para autodidatas. Uma vez escolhido um recurso, compre e não pense mais nisso.

Separe um tempo diariamente

A coisa mais importante no aprendizado de um idioma é, de longe, a constância. Tanto dos estudos, quanto da prática. Não importa o quanto você se esforce, se o seu esforço durar só um mês e depois você nunca mais manter contato com o idioma, você vai ter jogado boa parte do seu tempo fora. Mais vale você estudar 15 minutos por dia, todos os dias durante um ano, do que 2 horas por dia durante 2 semanas. Então reveja a sua agenda e obrigações atuais, e defina um tempo que você ache que vai conseguir dedicar diariamente para o seu aprendizado, sem atrapalhar as outras atividades, e sem te deixar de saco cheio.

Crie um cronograma

O mais importante, quando for criar o seu cronograma para aprender um idioma sozinho, é ter certeza de separar um tempo para desenvolvimento das 4 áreas da língua:

  • Falar
  • Ouvir
  • Escrever
  • Ler

Você perceberá que alguns recursos como o Assimil por exemplo, te farão treinar a escrita, a leitura e a audição. Mas você não terá praticado a fala. Então é importante complementar o seu cronograma conversando com nativos pela internet, ou simplesmente repetindo o que você escuta. Assim você tem uma prática completa. Uma vez decidido o tempo disponível para estudar, o seu cronograma para aprender um idioma sozinho pode parecer como algo assim:

Exemplo 1

Segunda à Domingo (45min):

20:00-20:20 – Fazer uma lição do livro Assimil (Pesquisar e anotar vocabulário novo)

20:20-20:30 – Ver cena de filme com legenda (Pesquisar e anotar vocabulário novo) e depois ouvir sem legenda.

20:30-20:40 – Imitar atores comparando pronúncia / Conversar com um nativo.

20:40-20:45 – Rever vocabulário antigo.

Exemplo 2

Segunda à Sexta (20min)

20:00-20:10 – Fazer metade de uma lição do livro Assimil (anotar vocabulário novo )

20:10-20:20 – Ouvir diálogos da lição sem ler, e repetir o que é falado.

Sábado e Domingo (60min)

10:00-10:20 – Fazer uma lição do livro Assimil (anotar vocabulário novo)

10:20-10:40 – Ver uma cena de um seriado com legenda (pesquisar e anotar vocabulário novo) e depois sem legenda.

10:40-10:50 – Imitar atores comparando pronúncia.

10:50-11:00 – Rever vocabulário da semana e escrever um texto tentando usar a maioria.

  • Para rever o vocabulário você pode simplesmente usar um caderno. Mas eu gosto de usar o aplicativo Anki, que ajuda a memorizar melhor.
    • Quando eu falo “anotar vocabulário novo”, incluo também frases novas, com expressões e estruturas gramaticais novas.
  • Você pode fazer alterações dependendo do dia.
  • Para encontrar um nativo com quem praticar, recomendo o aplicativo HelloTalk, e o site Speaky.

Você pode fazer o download gratuito de um cronograma de estudos como esse para você preencher na nossa página de recursos recomendados.

Foque os seus esforços no que mais importa para você

Se você está aprendendo para ter acesso a literatura do idioma, invista mais tempo lendo. Se você quer, como a maioria das pessoas, aprender para conversar confortavelmente, invista mais tempo conversando com outras pessoas, ou pelo menos treinando a sua fala.

Mantenha a disciplina

Não adianta criar um cronograma se você só seguí-lo por algumas semanas. Por isso é importante que você separe um tempo viável para você, que não vai atrapalhar a sua rotina e que não será desgastante. Isso contribuirá para o seu sucesso. Lembre que aprender um idioma é um trabalho de longo prazo, e o que mais importa é a constância diária, se desenvolvendo nos 4 aspectos do idioma.

Até a próxima!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

JUNTE-SE A MAIS DE 200 ALUNOS

O Guia Definitivo com técnicas para aprender idiomas sozinho.

Otávio Bretas

Otávio Bretas

Sou carioca, apaixonado por viagens e novas culturas e minha missão é ajudar estudantes de idiomas insatisfeitos a aprender uma nova língua, de forma que aprendam quantos idiomas desejarem, de forma simples e sem dor de cabeça.

Artigos relacionados:

36 Comments

  1. Gostei das dicas
    Optei por utilizar Assimil e um texto do News in Levels por dia.
    No News in Levels estarei reescrevendo o texto para prática da escrita.
    Estarei colocando em prática nesse ano de 2017

    1. Excelente Wagner!
      Com organização o progresso é acelerado. Fico feliz que o post tenha te ajudado e espero que em 2017 você consiga atingir seus objetivos linguísticos 🙂

      Abraço!

  2. Dicas maravilhosas e sem enrolação..
    Obrigada, me ajudou bastante
    Infelizmente nao estou conseguindo acesso a biblioteca, ainda esta disponível?

  3. Muito obrigada, Otávio, suas dicas são muito inteligentes. Fiquei com uma dúvida apenas: você sugere ver as legendas em português ou na língua em estudo? Talvez em ambas? Abraço.

  4. Estou adorando seu blog, adoro estudar línguas, já falo inglês e alemão e agora estou estudando espanhol por motivos profissionais e húngaro por motivos pessoas, era a língua da minha avó.
    Tenho que priorizar o espanhol já que meu novo chefe é de língua espanhola, estudo numa escola, mas já percebi que tenho que ir além se não quiser ficar anos na escola, mas não gostaria de parar com o húngaro que é tão difícil e que eu estudo sozinha, isso me jogaria para o inicio novamente.
    Você tem dicas para me passar de como me organizar no estudo de duas línguas ao mesmo tempo e se devo criar um cronograma para cada língua ou um para as duas. Já te agradeço antecipadamente pela ajuda.

  5. Tenho muita vontade de aprender idiomas novos.Aqui vejo que pode ser possível, você é bem didático. Parabéns! Continue assim bjo

  6. Estou presa no A1 do alemão, e não consegui me adaptar ao curso on-line que comprei. Realmente acho que planejamento com divisão de tempo mais curto pode ser mais motivador que 1 hora maçante por dia. Adorei as dicas, vou procurar mais infos dos apps. Obrigada 😉

  7. Você indicaria o English for Everyone como método de estudo em casa!??? Qual a sua opinião sobre este curso!??

    1. Oi, Aline! Não conheço esse método, mas se você gostou, te encorajo a testar por pelo menos um mês e decidir se funciona pra vocês. Lembrando sempre de focar no seu objetivo: se você quer principalmente falar Inglês, o ideal é que o método envolva bastante a parte oral. Bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#partiuserpoliglota

Diário de Um Poliglota • 2018 – Todos os direitos reservados. Garantimos a proteção e privacidade dos seus dados.
Termos de UsoPolítica de Privacidade