fbpx

7 formas de aumentar o vocabulário em pouco tempo

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Vocabulário é sem dúvida essencial para a comunicação em outro idioma. Você pode até se comunicar sem saber gramática. Mas sem vocabulário é impossível. O problema é que muitas pessoas acham que demora muito para melhorar o vocabulário. E isso não é necessariamente verdade. Aqui vamos ver 7 formas de aumentar o vocabulário em pouco tempo.

7 formas de aumentar o vocabulário em pouco tempo

Aprender por contexto

Não basta aprender palavras, você precisa saber usá-las. E a melhor forma que eu conheço de conseguir as duas coisas de uma vez é aprendendo através de um contexto. Seja lendo uma história de um livro, aprendendo através de filmes, ou escutando um podcast. O importante é que você não só aprenda a palavra, mas saiba também como usá-la em diferentes situações. Assim, será mais fácil lembrar do vocabulário. E aprendendo por contexto você, de quebra, aprende novas estruturas gramaticais. E da melhor forma: através de exemplos práticos.

Repetição espaçada

Repetição espaçada é uma técnica de memorização já usada há décadas. Existem vários estudos que já comprovaram a eficácia dessa técnica. E a idéia é bem simples: Após aprender uma palavra nova, quanto mais o tempo passa, mais a lembrança daquela palavra vai enfraquecendo. E, depois de cada nova exposição, ou reutilização da palavra, mais demora para a sua lembrança enfraquecer, até chegar um ponto que você nunca mais vai esquecer. Você pode então, repetir periodicamente uma palavra nova, ou simplesmente baixar o aplicativo Anki, que já utiliza essa técnica automaticamente para você. Tudo que você precisa fazer é usar o programa diariamente por pelo menos 5 minutos.

Conhecimento reutilizável

Qualquer palavra nova que você aprenda, só será lembrada se você der utilidade para ela. E só assim que ela se torna útil, portanto relevante, e portanto digna da sua lembrança. O nosso cérebro foi feito para gastar o mínimo de energia possível. Para ter o suficiente na hora de fugir de um predador, por exemplo. No caso do vocabulário, a forma que você torna as palavras novas úteis é usando-as. Eu sugiro que assim que você aprenda uma palavra nova, escreva algumas frases com ela. Ou então simplesmente na sua próxima conversa tenha uma lista das últimas palavras aprendidas, e coloque como “missão”, usar o máximo possível daquelas palavras naquela conversa.

Escute

A leitura é uma excelente forma de aprender vocabulário novo. Porém, quando utilizada como a única fonte de conhecimento, pode ser prejudicial. Você deve conhecer alguém que consegue entender quase tudo que lê em um idioma, mas quando escuta não entende quase nada. A única forma de melhorar isso é através da prática. Se você quer melhorar a sua compreensão oral, você precisa ouvir mais e treinar o seu ouvido.

Fale

Outra forma excelente de aumentar o vocabulário em pouco tempo é falando várias vezes cada palavra nova. Isso não só vai melhorar a pronúncia e facilitar que as pessoas entendam o que você fala, mas vai também melhorar a sua lembrança das palavras que você aprender. Porque quando a gente fala uma coisa, especialmente várias vezes, a gente está na verdade mandando um sinal fortíssimo para o cérebro de que a gente vai usar aquela palavra. Portanto ela é útil. Portanto deve ser memorizada.

Junte a outras palavras

Uma coisa que eu comecei a fazer há pouco tempo e que tem me ajudado muito para aumentar o meu vocabulário em pouco tempo é juntar as palavras novas com palavras antigas, em um contexto estruturado. Por exemplo, digamos que há um mês eu já tenha decorado as palavras “banana” e “fome” em um determinado idioma. E agora eu acabei de aprender a palavra “macaco”. Eu imediatamente, para fortalecer a memória da palavra nova “macaco”, vou escrever um texto dizendo “o macaco come bananas todos os dias, senão o macaco fica com fome”. Quanto mais associações você fizer, mais forte a lembrança das palavras vai ficar. Tanto das palavras novas, quanto das aprendidas há mais tempo.

Relevância

Essa é importante. Muitas pessoas aprendem vocabulário novo através de aplicativos, e antes de saber perguntar “onde você mora”, já sabem falar o nome de 10 animais diferentes. O que não faz muito sentido se você parar para pensar. É bem provável que você vá esquecer rapidamente do nome desses animais, simplesmente porque esse conhecimento não é relevante para você. Mas se você conversa toda semana com um nativo e você quer conhecer ele melhor, palavras como “qual”, “onde”, “gosto”, “idade”, são muito mais relevantes. E portanto muito mais prováveis de serem lembradas.

Conclusão

Quanto mais vezes você ouvir uma palavra, quanto mais contextos diferentes ela estiver inserida, e quantos mais formatos diferentes você ouvir aquela palavra, mais fácil será de aprendê-la. E, para aumentar o vocabulário em pouco tempo, é crucial que você dê utilidade às palavras aprendidas e incorpore-as em suas conversas. Só assim você vai memorizar o vocabulário.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

JUNTE-SE A MAIS DE 200 ALUNOS

O Guia Definitivo com técnicas para aprender idiomas sozinho.

Otávio Bretas

Otávio Bretas

Sou carioca, apaixonado por viagens e novas culturas e minha missão é ajudar estudantes de idiomas insatisfeitos a aprender uma nova língua, de forma que aprendam quantos idiomas desejarem, de forma simples e sem dor de cabeça.

Artigos relacionados:

20 Comments

    1. Fala, Jaqueline!

      Fico muito feliz que você tenha gostado! Lembre que o que não é usado, é esquecido.
      Quanto mais vezes você usar uma palavra em contextos diferentes, mais fácil será de lembrá-la.

      Forte abraço!

  1. Exemplos fantásticos e dicas excepcionais para as pessoas que estão realmente precisando de novas palavras e por o seu conhecimento em uso pelo o que foi aprendido nesse guia extraordinário! Gratidão Otávio Bretas pelo o seus ensinamentos e fundamentos fincados para destravar a mediocridade mental e passar a ser uma nova pessoa com novos Hábitos nocivos!

  2. Adorei, há bom tempo que eu estava a procura da melhor forma para aumentar o meu vocabulário, e hoje encontrei.
    Grato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

#partiuserpoliglota

Diário de Um Poliglota • 2018 – Todos os direitos reservados. Garantimos a proteção e privacidade dos seus dados.
Termos de UsoPolítica de Privacidade