fbpx

6 passos para ter disciplina para aprender idiomas

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Você já desistiu de aprender algum idioma? Eu também, e infelizmente 92% das pessoas que colocaram como meta aprender um idioma nesse ano, também vão acabar desistindo. Muitas pessoas culpam a falta de motivação. Mas a verdade é que quando você realmente tem autodisciplina, você alcança seus desejos com ou sem motivação. Por isso nesse post você vai aprender 6 passos para ter disciplina para aprender idiomas, para você fazer parte da minoria que não desiste e chega lá.

6 Passos para ter disciplina para aprender idiomas

1. Remova tentações

Mais fácil do que tentar se policiar internamente, é mudar o seu ambiente e eliminar as tentações. Se por exemplo, você costuma se distrair com televisão quando você está estudando, simplesmente desligue a TV, ou mude de quarto. Te encorajo a parar agora e listar 3 coisas que costumam fazer você procrastinar os estudos e o que você pode fazer para eliminá-las.

2. Coma regularmente e de forma saudável

Segundo terapeutas de reabilitação, existem quatro grandes inimigos da disciplina:

  • Fome
  • Raiva
  • Solidão
  • Cansaço

Você está muito mais fraco e suscetível a chutar o balde quando você está com fome, raiva, só e cansado. Portanto, se você estiver com fome, coma algo saciante e saudável. Se estiver com raiva, deite e respire fundo por alguns minutos. Se estiver só, ligue para algum amigo para bater um papo. E se estiver cansado, descanse um pouco.

Disciplina não é só uma característica, é também um recurso fisiológico que demanda energia e, como um músculo, cansa. Então cuide bem do seu corpo e bem-estar para melhorar a sua disciplina.

3. Não espere estar no clima

A parte do cérebro humano mais distinta das outras espécies é o córtex pré-frontal. Através dele que nós somos capazes de pensamento crítico, criatividade e agir conforme valores, e não instintos, vulgo disciplina. O problema é que a parte primitiva do seu cérebro não liga para resultados a longo-prazo, e sim para a sobrevivência e prazer imediato. Então quando você quiser fazer algo para resultados a longo-prazo como falar um idioma bem, você não vai se sentir no clima. Portanto não aja conforme você se sente, aja conforme os resultados que você quer.

4. Planeje recompensas

Pense no seu cérebro primitivo como um animal de estimação que precisa ser treinado para te obedecer. Um cachorro que está com vontade de brincar, não vai ficar sentado só porque você pediu. Mas se ele receber um biscoitinho quando te obedecer, eventualmente a resposta ao seu comando se tornará algo automático. Da mesma forma, se você planejar uma recompensa toda vez que você conseguir reagir uma tentação e estudar o que você planejou, se presenteie. Talvez coma um brigadeiro, ou vá assistir aquele filme que você quer ver no cinema ao final de uma semana agindo com disciplina.

5. Se perdoe e continue

Por mais que eu deseje que isso não aconteça, você vai falhar. Mas o importante não é o fato de falhar ou não, e sim a sua reação, que vai determinar o resultado:

  • Se você aprender algo e seguir em frente, está progredindo.
  • Se você desistir, se derrotou.

Thomas Edison falhou 1093 vezes tentando inventar a lâmpada, até que conseguiu e mais de 100 anos depois é aclamado pelo seu impacto na humanidade. Quando você pensar em desistir por ter pisado na bola, lembre que a falha é o primeiro passo para o sucesso. Você merece quantas chances forem necessárias.

6. Torne o processo divertido

Eu não sei se você tem algo parecido, mas eu sou simplesmente viciado em videogame. Durante as férias escolares eu costumava jogar todo dia, o dia inteiro, e não precisava de nenhuma disciplina para isso. O mesmo aconteceu quando aprendi francês. Por que? Porque era divertido. O maior motivo por você ter dificuldades em manter a disciplina para aprender idiomas sozinho talvez seja que o método que você está utilizando seja muito monótono e chato. Para resolver isso recomendo:

  • Escolha um método que seja interessante para você
  • Conheça pessoas novas com quem praticar
  • Escute algo do seu interesse no idioma desejado

Se você gosta de culinária e quer aprender inglês, por que não seguir um canal de culinária do youtube em inglês? Garanto que vai te dar mais motivação do que estudar gramática.

Conclusão

No final, o mais importante para atingir qualquer objetivo na vida é a consistência. E, para isso, você não pode depender de motivação, por ser algo que oscila muito e que não temos tanto controle. A disciplina, por outro lado, é algo que pode ser treinado. E aplicando os passos descritos aqui, você conseguirá ter mais disciplina para aprender idiomas e conquistar os seus objetivos.

Até a próxima! #partiuserpoliglota

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

JUNTE-SE A MAIS DE 200 ALUNOS

O Guia Definitivo com técnicas para aprender idiomas sozinho.

Otávio Bretas

Otávio Bretas

Sou carioca, apaixonado por viagens e novas culturas e minha missão é ajudar estudantes de idiomas insatisfeitos a aprender uma nova língua, de forma que aprendam quantos idiomas desejarem, de forma simples e sem dor de cabeça.

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#partiuserpoliglota

Diário de Um Poliglota • 2018 – Todos os direitos reservados. Garantimos a proteção e privacidade dos seus dados.
Termos de UsoPolítica de Privacidade