fbpx

5 dicas para aprender idiomas sozinho

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Uma dúvida muito comum que se tem na hora de começar a aprender uma língua é, obviamente, como fazer isso da melhor forma possível. Muitas pessoas que querem aprender algum idioma sozinhas, acabam se apavorando achando que vão se perder, já que muitas vezes não sabem nem por onde começar. Esse não precisa ser o seu caso. Deixo com você 5 dicas valiosas para você aprender idiomas sozinho de forma e eficaz e agradável.

Dicas para aprender idiomas sozinho

Saiba o seu porquê

Quando você não tem um motivo claro e específico pelo qual você quer aprender um idioma ou, principalmente, não tem o mínimo interesse na cultura e na língua, então você está simplesmente fadado ao fracasso. E não digo isso por faltar capacidade para aprender, mas sim, porque você não vai se manter motivado tempo o suficiente, e vai acabar desistindo antes de chegar lá. Se você, por exemplo, quer aprender inglês porque “hoje em dia é uma obrigação”, será extremamente difícil se manter motivado.

A obrigação atrapalha em especial o aprendizado pois uma mente sobre pressão não retém informação tão bem quanto uma mente relaxada. Eu lembro até hoje do meu comandante de companhia no exército. Apesar de ser rígido, sempre que ele queria que a gente prestasse atenção numa instrução importante, nos levava para a sombra e colocava todo mundo sentado. Não era por bondade, era porque ele sabia que dessa forma a gente absorveria aquela instrução de forma mais eficaz.

Os melhores “recursos” são pessoas

Pessoas são os recipientes de uma cultura. Elas que carregam a parte mais profunda de uma cultura como um todo, não só o idioma. E quando você conhece gente interessante nativa naquele idioma, além de servir de motivação por você querer genuinamente se comunicar melhor com elas, você tem uma excelente oportunidade de conhecer a cultura e, quem sabe, acabar se apaixonando por ela. Isso eu garanto que é muito mais eficiente do que aprender por mera obrigação, além de ser mais agradável.

Aprenda a escolher o material certo

A escolha de material varia de pessoa para pessoa. Mas como regra geral, qualquer coisa que você confie que é eficiente e que você ache interessante, vai servir para você. Mas para quem é obcecado por instruções detalhadas vou pontuar algumas coisas práticas para te ajudar a escolher um bom material e tirar dele o máximo de proveito possível.

  • Compre livros que tenham áudio e mostrem a fonética da língua.
  • Escolha materiais visualmente agradáveis e organizados para você. É um detalhe que faz diferença.
  • Use livros que apresentam notas gramaticais de forma progressiva e dando exemplos práticos. O livro Assimil faz exatamente isso.
  • Leia conteúdos bilíngues. Eu gosto muito do site Deutsche Welle, que possui notícias com tradução profissional em diversas línguas. É só clicar no botão no canto superior a direita e escolher o idioma que você queira praticar.
  • Não use 10 sites, escolha 2-3 que você prefira e continue com eles até se tornarem chatos ou fáceis. Então ache mais 2-3 e repita o ciclo. Escrevi um post sobre 4 sites para aprender idiomas de graça, caso você ainda esteja procurando.

Varie os recursos

Varie suas atividades. Se você perceber que está gastando metade do seu tempo de estudo com exercícios de gramática, está na hora de diversificar. Quanto mais coisas você exercitar, mais elas se complementam para impulsionar o seu desenvolvimento, além de evitar ficar monótono. Use o mesmo conteúdo de formas diferentes. Não leia e escute um dialogo 7 dias. Um dia depois de fazer isso, você pode só escutar, e no seguinte traduzir o mesmo diálogo numa língua que você já domina, por exemplo.

Sinta-se livre pra fazer coisas desafiadoras e interessantes, porque você é o responsável pelo seu aprendizado. Quando você achar que um material começou a ficar chato ou fácil demais, arranje outro. O aprendizado de um novo idioma deve ser agradável, então não se sinta preso a um método que não mais funciona para você.

Pratique tudo que você aprender

É através da prática que você realmente vai aprender um idioma. Não adianta você já ter lido tudo sobre as regras gramaticais e saber cada detalhe sobre conjugação de verbos se você não coloca todo esse conhecimento em prática. Evite a síndrome do personal trainer obeso, que sabe tudo sobre o assunto, mas não põe nada em prática.

Até a próxima!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

JUNTE-SE A MAIS DE 200 ALUNOS

O Guia Definitivo com técnicas para aprender idiomas sozinho.

Otávio Bretas

Otávio Bretas

Sou carioca, apaixonado por viagens e novas culturas e minha missão é ajudar estudantes de idiomas insatisfeitos a aprender uma nova língua, de forma que aprendam quantos idiomas desejarem, de forma simples e sem dor de cabeça.

Artigos relacionados:

6 Comments

  1. Quero aprender japonês sou apaixonada pela cultura espero fazer progresso tô pesquisando quero aprender estudando sozinho amei essas dicas vou colocar em prática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

#partiuserpoliglota

Diário de Um Poliglota • 2018 – Todos os direitos reservados. Garantimos a proteção e privacidade dos seus dados.
Termos de UsoPolítica de Privacidade