fbpx

7 passos para parar de procrastinar

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Um problema muito comum no aprendizado de idiomas é a procrastinação, especialmente depois de um mês estudando, onde a maioria começa a procrastinar ou até mesmo desistir. Se você está lendo esse post você já sabe que esse problema existe, então vamos direto ao ponto: como você pode evitar que isso aconteça com você? O post é longo, mas não procrastinando na leitura dele você pode se libertar desse problema.

O que é a procrastinação

Procrastinação é você deixar para depois uma coisa que você sabe que tem que ser feita, mas não quer fazer. Você prefere fazer outras coisas mais prazerosas no lugar. Isso é compreensível. Mas e se aprender um idioma fosse mais prazeroso do que o seu programa favorito de TV, ou sua série favorita do netflix? Procrastinação não seria mais um problema, não é mesmo? Então agora vamos a alguns passos para chegar lá.

7 passos para parar de procrastinar

Aceite a sensação

Se você prestar atenção a si mesmo com uma certa curiosidade, você vai perceber que a procrastinação, assim como qualquer outro sentimento, se manifesta no corpo de forma física. Quando você está triste, por exemplo, você se encolhe, e quando está ansioso, não consegue ficar parado. Talvez a sua perna se mova involuntariamente. Identifique o aspecto físico da procrastinação e simplesmente aceite a sensação como uma coisa normal. E não se culpe por estar assim. A culpa é o fermento da procrastinação. Simplesmente note a sensação de procrastinar e não alimente-a.  Você não é essa sensação. E ela só consegue viver em você com a sua atenção.

Pare de focar no que você não quer

Se você se culpa por procrastinar, isso não tem problema. A resistência ao sentimento é muito mais prejudicial do que o próprio sentimento. Um sentimento é como uma nuvem, que vem e passa. Mas quando você começa a oferecer resistência a ele, você dá a ele seu maior alimento: a sua atenção. Então a nuvem se torna uma tempestade. Tente olhar para frente. A única coisa que a gente sempre vai ter é esse momento e as decisões que a gente toma agora. O futuro é só uma consequência. Então não tente mudar o que não está no seu controle. Simplesmente aceite o que estiver passando, tome a ação necessária para atingir o que você quer, e aceite qualquer consequência que possa vir. Foque no que está no seu controle: as suas ações presentes.

Assuma responsabilidade

O termo autossabotagem começa com “auto” por um motivo. Você mesmo tem controle sobre as suas ações. Apesar de você não conseguir controlar o que acontece envolta de você e eventuais situações difíceis na sua vida, você pode controlar como você reage a elas. Às vezes você pode não conseguir controlar a sua motivação. Mas você pode controlar o seu foco e, assim, ou alimentar o sentimento e ficar preso, ou agir e diminuí-lo.

A sua preguiça não tem controle sobre a sua vida. Você tem.

A gente experimenta tudo no que a gente foca com mais intensidade. Então se você der um sinal ruim para a sua mente, ela vai aumentar o ruim, assim como aumentará o bom. O interessante disso é que você pode controlar o que você manda para ela. Passe a focar no que você quer e em qual é o próximo passo, que o seu cérebro vai te aproximar disso naturalmente. Ah, e pare de falar: “eu queria ser mais disciplinado”. E mude para “eu vou agir com mais disciplina”. Suas palavras têm poder sobre você.

Não terceirize a sua vida.

Não fale “Eu não consigo falar inglês porque eu não tenho tempo”. Fale “Eu ainda não falo inglês porque eu não crio tempo para isso”. No momento que você deixar de ser a vítima das situações, pessoas e seus sentimentos, algo mágico acontece. Assumir que você é o agente responsável pelos seus resultados te dá poder sobre a sua vida. E te empodera a mudar qualquer coisa que você quiser nela, inclusive deixar de procrastinar. Quando você terceiriza os seus resultados, a sua vida inteira se torna uma mera casualidade.

Dê uma garfada por vez

Às vezes a tarefa parece grande demais e a gente já fica cansado antes mesmo de começar. Para evitar isso divida a grande tarefa em pequenos passos. Você pode entender 65% de tudo que é falado se você conseguir decorar as 300 palavras que são usadas com mais frequência. Se você olhar uma lista com 300 palavras pode parecer muito cansativo. Mas se você dividir isso em 60 dias, você só precisa memorizar 5 palavras por dia, que em 2 meses você atingiu a sua meta. Trocar “Vou aprender 300 palavras” por “Vou aprender 5 palavras por dia” tira um peso das costas, não é?

Tenha um plano inteligente

Não adianta você ir com sangue no olho fazer o que tem que ser feito se você nem sabe o que tem que ser feito. Quando você não sabe exatamente o que fazer para conseguir o que você quer, você dá passos na direção errada, fica perdido e acaba desistindo. Clareza te dá poder sobre os seus resultados. Então antes de aprender um idioma, monte um plano onde você vai saber exatamente o que fazer cada dia, e por quanto tempo, para facilitar a execução.

Faça algo interessante

Se você está usando um método de aprendizagem que é extremamente chato para você, tente procurar outra coisa. Talvez tente aprender vendo filmes. E independentemente de método, nunca deixe de conversar com nativos, porque além de ser o objetivo principal de qualquer língua, também é a forma mais eficiente de tornar o aprendizado prazeroso. Conhecendo pessoas interessantes, e vendo o seu progresso nas conversas conforme o tempo passa. Confie em mim, é muito mais motivador do que um 10 numa prova. Nesse post eu indico alguns sites para conhecer nativos do mundo inteiro para praticar.

Convença a si mesmo de que vale a pena

Eu virei vegano há alguns meses. E para quem não sabe, isso quer dizer que eu parei de consumir carne, leite e derivados, ovo, mel e qualquer outro produto animal. E fiz essa mudança da noite para o dia. E não, eu não morri. Mas uma coisa que me perguntam é como eu consegui ter tanta disciplina para fazer isso. E a verdade é que eu não precisei de nenhuma disciplina.

Disciplina é necessária para te forçar a fazer uma coisa que você tem que fazer, mas não quer fazer.

E isso é cansativo, especialmente com tarefas difíceis. Por isso que dietas restritas não duram mais do que 1 mês, porque disciplina sozinha não dura muito. Você precisa se convencer de que vale a pena. A gente está sempre evitando dor, ou buscando prazer. A tarefa é simples: Se convencer de que aprender um idioma é mais prazeroso do que ver TV, facebook, ou qualquer outra atividade que você faz no lugar de aprender.

Conclusão

Quando eu virei vegano eu vi vários vídeos de animais sendo mortos em matadouros, e aquilo me afetou de uma forma surpreendente. A partir daquele dia eu não precisei de disciplina para evitar produtos animais, eu simplesmente não conseguia mais consumir produtos animais. Agora para mim eu salvo uma vida toda vez que eu vou fazer uma refeição. E eu me sinto ótimo fazendo isso.

Quais são os seus motivos para aprender? O que te faz não conseguir passar um dia sem praticar? Emocionalmente falando, esses motivos são mais atraentes do que o seu programa favorito de TV, ou a sua série favorita no netflix? No momento que a sua resposta for sim, procrastinar nunca mais será um problema.

Até a próxima! #partiuserpoliglota

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

JUNTE-SE A MAIS DE 200 ALUNOS

O Guia Definitivo com técnicas para aprender idiomas sozinho.

Otávio Bretas

Otávio Bretas

Sou carioca, apaixonado por viagens e novas culturas e minha missão é ajudar estudantes de idiomas insatisfeitos a aprender uma nova língua, de forma que aprendam quantos idiomas desejarem, de forma simples e sem dor de cabeça.

Artigos relacionados:

10 Comments

  1. Ótimas observações Otávio.
    Procrastinação é uma coisa que me incomodava muito a uns 3 anos atrás. Pelo menos pra mim os passos de dar uma garfada de cada vez e o de convencer a mim mesmo foram os mais decisivos.
    O que me faz estudar todos os dias é tentar colocar o inglês e o japonês como coisas que eu faça uso no dia a dia.

    1. Fala Marcos!

      Que bom que te ajudou! Se você conseguir colocar em prática Só o passo “convencer a si mesmo de que vale a pena”, já pode virar o jogo pra você. Japonês está na minha lista também 🙂

      Abraço!

  2. Ótimo texto Otávio, parabéns!
    Procrastinação está presente na vida de todos nós, em alguns mais do que dos outros. Mas, é preciso seguir o objetivo e recordarmos dele todos os dias, o porquê estou me sacrificando. Assim não permitimos que a procrastinação tome conta.
    Hoje, meu desafio é aprender inglês. Acredito e sempre falo, que minha diferença é a força de vontade, pois muitas vezes tive vontade de desistir, porque tenho dificuldades. Mas estou ali, firme e forte, aprendendo. Realmente é verdade, na parte em que você diz que devemos deixar de sermos as vítimas e assumir que somos responsáveis por nossos atos. O que me motiva estudar, é pensar que só poderei viajar e fazer intercambio, depois que eu conseguir aprender e me comunicar com outras pessoas, então isso é o que me motiva.

    1. Que bom que você gostou Luana! Fico feliz 🙂

      Não tem problema sair da linha uma vez ou outra, contando que você respire fundo e continue seguindo em frente. E é claro, aproveitando a jornada 🙂 Só falha quem desiste.
      Parabéns pela sua força de vontade!

      Abraço!

  3. Tem muitas pessoas que focam mesmo só o negativo. E isso não ajuda nada mesmo. Quando eu coloquei em minha parede meus sonhos em várias cartolinas, eu comecei a tomar mais ações para aquilo. É muito bom e me ajudou muito. Agora, em relação a “uma grafada de cada vez” é o que realmente da a motivação, porque você tem a impressão de que esta evoluindo sempre.

    Muito bom o conteúdo.

    1. Muito obrigado pelo comentário, Marcio! Fico feliz que você tenha gostado. O mundo já é muito negativo, então nós não podemos ser nossos próprios inimigos duvidando de nós mesmos. Precisamos nos conectar emocionalmente com o que queremos, acreditando que vai dar certo. E concordo com você: progresso é o que mais dá motivação 🙂

      Abração!
      Otávio

  4. Meu primeiro ato foi compartilhar no Facebook com a intenção de ler depois. Daí resolvi ler – poxa, eu preciso lutar contra a procrastinação – e já na intro fala justamente disso, não procrastinar na leitura do artigo

    1. Oi, Fausto! Fique tranquilo que você não está sozinho. Ainda tenho problemas com isso às vezes também. O importante é não se culpar e tomar responsabilidade pelo futuro. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

#partiuserpoliglota

Diário de Um Poliglota • 2018 – Todos os direitos reservados. Garantimos a proteção e privacidade dos seus dados.
Termos de UsoPolítica de Privacidade