fbpx

Como aprender mais de uma língua ao mesmo tempo

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Especialmente quando se começa a ter um resultado expressivo numa língua, a empolgação faz com que as pessoas queiram abraçar o mundo e aprender diversos idiomas ao mesmo tempo. Enquanto aprender mais de uma língua ao mesmo tempo realmente dá certo para algumas pessoas, minha recomendação é um pouco diferente. Mas em qualquer caso vale ressaltar algumas coisas:

Vale a pena aprender mais de uma língua ao mesmo tempo?

Existem diversos pontos positivos e negativos em aprender mais de um idioma ao mesmo tempo. Para simplificar, vou citar os principais:

Benefícios:

  • Ter o prazer de estar avançando em diversos idiomas.
  • Evitar o tédio, diversificando atividades.

Malefícios:

  • Demorar mais para ficar fluente.
  • Confundir uma língua com a outra.

Como falei anteriormente, isso é uma questão de preferência. Mas eu particularmente prefiro focar numa língua só. Porque quanto maior o foco, melhor o resultado, mais intensa a experiência, e mais rápido o aprendizado. Não só pelo tempo investido a mais, mas porque você vai rever conhecimentos recentes com mais frequência e o cérebro vai se familiarizar mais rápido com o idioma. Você vai se sentir confortável falando mais rápido.

Pense em cada língua como uma pessoa que você gosta. Se você ama e se dedica a um relacionamento íntimo, você vai conhecer a pessoa muito melhor e ter um relacionamento mais profundo.  Se por outro lado, você decidir pegar todas, vai ser difícil até de lembrar o nome delas. Da mesma forma, quando você diversifica demais os idiomas que você aprende, seu “relacionamento” com eles nunca vai ser profundo.

Aprenda para nunca esquecer

Se você começar a namorar uma pessoa, e uma semana depois ela descobrir que você está saindo com outra, tudo pode vir por água abaixo. É isso que acontece no seu cérebro quando você começa a aprender um idioma e do nada começa a tentar aprender outro. Seu cérebro fica confuso e isso pode atrapalhar o seu desenvolvimento. O que eu recomendo é alcançar um nível num idioma antes de se lançar para outro. Assim, mesmo que depois você perca um pouco da prática, você pode sempre reviver as línguas enferrujadas rapidamente. Mas isso só é possível se você já falar bem o idioma.

Em outras palavras, é melhor você adquirir um bom nível em cada idioma por vez. Assim você pode praticar todos os idiomas que você já sabe, sem se preocupar em esquecer.

Aprender várias línguas não requer talento

Algumas pessoas têm mais facilidade do que outras. E realmente para quem já aprendeu uma segunda língua com sucesso, aprender da terceira em diante é mais fácil. Mas mesmo que aparentemente você não tenha nenhuma “vantagem” no aprendizado de idiomas, as únicas coisas que você precisa para se “qualificar” a aprender mais de um idioma ao mesmo tempo, além de motivação, são:

  • Bastante tempo disponível.
  • Força de vontade.
  • Experiência com idiomas.
  • Bom gerenciamento do tempo.

Quantas línguas aprender ao mesmo tempo

Caso você tenha as qualidades descritas no parágrafo anterior, e decida aprender mais de uma língua ao mesmo tempo, recomendo que você:

  • Aprenda no máximo dois idiomas ao mesmo tempo:
    • Mais do que isso se torna exaustivo demais.
  • Escolha línguas que são diferentes uma da outra:
    • Isso vai evitar que o seu cérebro se confunda com similaridades dos dois idiomas.
  • Escolha uma língua fácil e uma difícil:
  • Estude as duas todo dia:
    • O mais importante é a consistência.

Conclusão

  • Você pode praticar várias línguas ao mesmo tempo, mas para aprender, foque em uma só para o melhor resultado.
  • É essencial construir uma boa base em cada idioma, porque assim se depois você enferrujar, você consegue rapidamente voltar ao normal. Quando você não chega a desenvolver um bom nível e para de praticar, acaba esquecendo.
  • Pressa é o seu pior inimigo. O mais importante é a consistência. Se você conseguir aprender mais de uma língua, estudando consistentemente todas até um nível de proficiência, então você terá um bom resultado quando aprender mais de uma língua ao mesmo tempo.
Deixe o seu comentário dizendo o que você achou do post e, se você gostou, compartilhe com outros que querem aprender mais de um idioma. 🙂

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

JUNTE-SE A MAIS DE 200 ALUNOS

O Guia Definitivo com técnicas para aprender idiomas sozinho.

Otávio Bretas

Otávio Bretas

Sou carioca, apaixonado por viagens e novas culturas e minha missão é ajudar estudantes de idiomas insatisfeitos a aprender uma nova língua, de forma que aprendam quantos idiomas desejarem, de forma simples e sem dor de cabeça.

Artigos relacionados:

Loading comments...

#partiuserpoliglota

Diário de Um Poliglota • 2018 – Todos os direitos reservados. Garantimos a proteção e privacidade dos seus dados.
Termos de UsoPolítica de Privacidade