fbpx

Como ficar fluente rápido (e de graça)

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Você já se perguntou por que algumas pessoas falam tão bem enquanto outras, mesmo estudando muito, parecem ter um certo limite para a fluência? O motivo para isso tem pouco a ver com talento. Na verdade ficar fluente rápido sem sair do país é mais simples do que você imagina.

O que significa ser fluente?

Algumas pessoas acham que ser fluente significa falar igual a um nativo, sem sotaque e com um vocabulário imenso. Mas na verdade fluência vem quando você consegue se comunicar de maneira fluida, desenvolvendo uma conversa confortavelmente e com pouca hesitação. Entendendo bem o que é falado e respondendo com pouca hesitação. Perceba que não tem nada a ver com conhecimento, mas com comunicabilidade, o principal fator em qualquer língua. Então você pode, com um conhecimento limitado, ser mais fluente do que um estudioso acadêmico, se você se comunicar melhor do que ele. E ao contrário de conhecimento, comunicação se melhora com conversas, e não com estudo sozinho.

Como ficar fluente rápido

Quanto tempo leva para ficar fluente

Algumas pessoas realmente tem mais facilidade do que outras. Mas ficar fluente rápido tem pouco a ver com talento, e mais com eficiência. Note que eu não usei a palavra esforço, porque esforço no que não funciona não adianta. Estudos são importante mas não vão te deixar fluente. Como expliquei anteriormente, fluência tem a ver com uma ótima habilidade de se comunicar. Então quanto antes e quanto mais você se comunicar com nativos, mais rápido você vai ficar fluente. E claro, aprender idiomas difíceis vai demorar mais tempo.

Dependendo da complexidade do idioma, do tempo que você gasta diariamente se comunicando na língua, e do seu medo de passar pelo ciclo errar, aprender, melhorar, você pode ficar fluente em 6 meses, ou passar 10 anos “aprendendo” e ainda não ter fluência.

Eu preciso sair do país para ficar fluente?

Uma vez eu conheci um físico dos Estados Unidos que veio para o Brasil para liderar um grupo de pesquisas numa faculdade em fortaleza. Ele estava morando há 4 anos no Brasil, e não conseguia nem pedir comida no restaurante em Português. Como isso é possível? Simples. Ele só falava em Inglês. Todos os colegas de trabalho dele eram fluentes em Inglês, e o ciclo social dele se limitava ao encontro semanal do clube do poliglota, onde 80% das pessoas iam só para praticar o Inglês. O corpo dele estava no Brasil, mas a cabeça dele estava nos Estados Unidos. E para você ficar fluente em Inglês, ou em qualquer idioma, você não precisa tirar o seu corpo do país, só a sua cabeça (sem decapitação de preferência).

Se você quiser falar quase como um nativo, entender intimamente a cultura, história, política e tradição, aí sim você talvez precise morar no país. Mas se você quer falar fluentemente, de forma confortável e natural, não é necessário. O mais importante é a sua atitude.

Seu maior inimigo para fluência

Estabelecido que você precisa se comunicar melhor para ser fluente, e você só consegue fazer isso conversando, seu maior inimigo para ficar fluente não vai ser falta de estudos, nem dificuldade, mas sim medo de falar. Sem passar por cima desse medo vai ser impossível ficar fluente. E uma dica: não precisa deixar de ter medo. É só conversar, mesmo com o medo do lado. Chame ele para a conversa e deixe ele no cantinho de castigo.

Simule imersão

Visite o país virtualmente. Hoje em dia você não precisa de uma passagem aérea para “visitar” um país. Você pode ter os mesmos benefícios sozinho e sem sair de casa.

  • Mude o idioma padrão dos seus dispositivos (computador, celular, etc)
  • Faça um diário de voz no idioma. Todo dia grave a sua voz falando sobre o que estiver passando na sua cabeça. É uma forma fácil de praticar, e te permite ver o seu progresso, comparando com os áudios anteriores.
  • Veja algo do seu interesse. Se você está aprendendo Inglês e gosta de musculação, se inscreva num canal de musculação americano e veja um vídeo todo dia. É mais eficiente o aprendizado quando você se interessa pelo conteúdo.

Seja consistente. Um dia de imersão vai te dar um resultado tão bom quanto um dia de dieta. Se você quiser ver um resultado grande, faça isso todo dia por pelo menos 1 mês para ver resultados.

Faça amigos

A melhor forma de ficar fluente rápido é fazendo amizades com nativos. Dessa forma conversar na língua vai ser uma atividade prazerosa e não uma tarefa. Isso tem um impacto enorme na sua motivação para aprender idiomas, e é a melhor maneira de se livrar do medo de falar. E você não precisa sair do país para encontrar nativos. O Brasil é um país muito visitado, então dependendo da cidade onde você mora é extremamente fácil conhecer estrangeiros. O Clube do Poliglota faz encontros toda semana em diversas cidades do país para praticar idiomas. Varia de Inglês até o Zulu. Tem de tudo! Com certeza você vai encontrar algum encontro perto de você.

Virtualmente

Caso você não ache um encontro próximo, você pode usar o site Speaky ou o app HelloTalk para conhecer nativos do mundo inteiro, interessados em aprender Português. Você oferece ajuda praticando o Português, e eles oferecem ajuda praticando o idioma deles. Eu falo com amigos até hoje que conheci há mais de um ano!

Conclusão

Ficar fluente tem pouco a ver com conhecimento, e tudo a ver com comunicação. Então para ser fluente quanto mais prática, melhor. Por isso o medo de falar acaba sendo mais prejudicial do que falta de estudo. E ficar fluente rápido sem sair do país é completamente possível. Basta simular essa imersão com a internet e, principalmente, fazer amizades com nativos para melhorar a sua comunicação de uma forma eficiente e descontraída.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

JUNTE-SE A MAIS DE 200 ALUNOS

O Guia Definitivo com técnicas para aprender idiomas sozinho.

Otávio Bretas

Otávio Bretas

Sou carioca, apaixonado por viagens e novas culturas e minha missão é ajudar estudantes de idiomas insatisfeitos a aprender uma nova língua, de forma que aprendam quantos idiomas desejarem, de forma simples e sem dor de cabeça.

Artigos relacionados:

22 Comments

  1. Parabéns pelo conteúdo.
    Obrigada pelas dicas práticas, possíveis que esta dentro do alcance de todos

  2. Estou aprendendo italiano faz dois anos, as vezes da impressão que não evolui nada. Obrigada pelas dicas

  3. Adorei muito os conselhos. Já que fazia alguns por exemplo o método das gravações. Muito obrigada valeu!

  4. Otávio gostei das suas dicas, mas pra quem não sabe absolutamente nada de inglês e deseja aprender para fazer uma viagem para o exterior em um ano, por onde começar?

    1. Oi Otávio! Estou lendo pela primeira vez o seu artigo e achei muito interessante! Me atrevo a dizer que sou autodidata e nunca frequentei uma escola de inglês. Mas por causa de um aplicativo de um game eu acabei me interessando pelo inglês e há dois anos eu posso dizer que eu domino a escrita com bastante precisão. Tenho um raciocínio rápido e me comunico muito bem. Mas como vc destacou um ponto muito importante que é a comunicação presencial e isso é o que tem me levado a ter dificuldade nas pronúncias. Embora eu consiga compreender muitas palavras devido a assistir alguns filmes sem legenda. Mas adorei a dica e vou procurar esse site… Eu acho que com prática, logo logo eu estarei fluente como você mencionou na sua matéria. Obrigada.

      1. Oi, Célia! Parabéns pelos resultados! Espero que alcance o seu objetivo de melhorar a conversação e a pronúncia. Parece óbvio mas, às vezes, a gente estuda tanto que esquece que a melhor forma de falar melhor é justamente falando. Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

#partiuserpoliglota

Diário de Um Poliglota • 2018 – Todos os direitos reservados. Garantimos a proteção e privacidade dos seus dados.
Termos de UsoPolítica de Privacidade