fbpx

Como aprender mais de uma língua ao mesmo tempo

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Especialmente quando se começa a ter um resultado expressivo numa língua, a empolgação faz com que as pessoas queiram abraçar o mundo e aprender diversos idiomas ao mesmo tempo. Enquanto aprender mais de uma língua ao mesmo tempo realmente dá certo para algumas pessoas, minha recomendação é um pouco diferente. Mas em qualquer caso vale ressaltar algumas coisas:

Vale a pena aprender mais de uma língua ao mesmo tempo?

Existem diversos pontos positivos e negativos em aprender mais de um idioma ao mesmo tempo. Para simplificar, vou citar os principais:

Benefícios:

  • Ter o prazer de estar avançando em diversos idiomas.
  • Evitar o tédio, diversificando atividades.

Malefícios:

  • Demorar mais para ficar fluente.
  • Confundir uma língua com a outra.

Como falei anteriormente, isso é uma questão de preferência. Mas eu particularmente prefiro focar numa língua só. Porque quanto maior o foco, melhor o resultado, mais intensa a experiência, e mais rápido o aprendizado. Não só pelo tempo investido a mais, mas porque você vai rever conhecimentos recentes com mais frequência e o cérebro vai se familiarizar mais rápido com o idioma. Você vai se sentir confortável falando mais rápido.

Pense em cada língua como uma pessoa que você gosta. Se você ama e se dedica a um relacionamento íntimo, você vai conhecer a pessoa muito melhor e ter um relacionamento mais profundo.  Se por outro lado, você decidir pegar todas, vai ser difícil até de lembrar o nome delas. Da mesma forma, quando você diversifica demais os idiomas que você aprende, seu “relacionamento” com eles nunca vai ser profundo.

Aprenda para nunca esquecer

Se você começar a namorar uma pessoa, e uma semana depois ela descobrir que você está saindo com outra, tudo pode vir por água abaixo. É isso que acontece no seu cérebro quando você começa a aprender um idioma e do nada começa a tentar aprender outro. Seu cérebro fica confuso e isso pode atrapalhar o seu desenvolvimento. O que eu recomendo é alcançar um nível num idioma antes de se lançar para outro. Assim, mesmo que depois você perca um pouco da prática, você pode sempre reviver as línguas enferrujadas rapidamente. Mas isso só é possível se você já falar bem o idioma.

Em outras palavras, é melhor você adquirir um bom nível em cada idioma por vez. Assim você pode praticar todos os idiomas que você já sabe, sem se preocupar em esquecer.

Aprender várias línguas não requer talento

Algumas pessoas têm mais facilidade do que outras. E realmente para quem já aprendeu uma segunda língua com sucesso, aprender da terceira em diante é mais fácil. Mas mesmo que aparentemente você não tenha nenhuma “vantagem” no aprendizado de idiomas, as únicas coisas que você precisa para se “qualificar” a aprender mais de um idioma ao mesmo tempo, além de motivação, são:

  • Bastante tempo disponível.
  • Força de vontade.
  • Experiência com idiomas.
  • Bom gerenciamento do tempo.

Quantas línguas aprender ao mesmo tempo

Caso você tenha as qualidades descritas no parágrafo anterior, e decida aprender mais de uma língua ao mesmo tempo, recomendo que você:

  • Aprenda no máximo dois idiomas ao mesmo tempo:
    • Mais do que isso se torna exaustivo demais.
  • Escolha línguas que são diferentes uma da outra:
    • Isso vai evitar que o seu cérebro se confunda com similaridades dos dois idiomas.
  • Escolha uma língua fácil e uma difícil:
  • Estude as duas todo dia:
    • O mais importante é a consistência.

Conclusão

  • Você pode praticar várias línguas ao mesmo tempo, mas para aprender, foque em uma só para o melhor resultado.
  • É essencial construir uma boa base em cada idioma, porque assim se depois você enferrujar, você consegue rapidamente voltar ao normal. Quando você não chega a desenvolver um bom nível e para de praticar, acaba esquecendo.
  • Pressa é o seu pior inimigo. O mais importante é a consistência. Se você conseguir aprender mais de uma língua, estudando consistentemente todas até um nível de proficiência, então você terá um bom resultado quando aprender mais de uma língua ao mesmo tempo.
Deixe o seu comentário dizendo o que você achou do post e, se você gostou, compartilhe com outros que querem aprender mais de um idioma. 🙂

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

JUNTE-SE A MAIS DE 200 ALUNOS

O Guia Definitivo com técnicas para aprender idiomas sozinho.

Otávio Bretas

Otávio Bretas

Sou carioca, apaixonado por viagens e novas culturas e minha missão é ajudar estudantes de idiomas insatisfeitos a aprender uma nova língua, de forma que aprendam quantos idiomas desejarem, de forma simples e sem dor de cabeça.

Artigos relacionados:

14 Comments

  1. O afegao medio , 99% da populacao mundial , nao consegue sequer se manter focado e/ou motivado no aprendizado de apenas uma lingua quem dira duas ou mais simultaneamaente ? Acho muito perigoso ir down this road estimulando essa pratica visto que pouquissimos conseguiriam ser bem sucedidos . No mundo real do uso de linguas dominio basico (ou na maioria das vezes precario) em lingua estrangeira nao encontra de modo algum uso pratico , logo foco no aprendizado se torna essencial e a teoria de aprendizado simultaneo desaconselhavel.

    1. Fala Marcelo! Concordo 100% com você. Mas já que de qualquer forma as pessoas ainda insistem em aprender mais idiomas ao mesmo tempo, pensei em ao menos dar algumas dicas para o fazer da melhor forma, evitando esses “efeitos colaterais” que você muito bem citou. Obrigado pelo comentário 🙂

  2. Aprendo espanhol e inglês na minha escola e vou começar a fazer um curso de inglês. As aulas de espanhol só serão esse ano, então eu vou tentar me aplicar nos dois idiomas.
    Mais alguma dica?

    1. Fala, Carol! Nada a acrescentar. Só siga as orientações que eu dei aqui no post que, se você tiver tempo e disposição para aprender os dois, tenho certeza que vai dar certo. Boa sorte!

  3. Otávio , qual o segredo para aprender o inglês , tenho muita , ou melhor todas as dificuldades em conseguir compreender a fala , na escrita de boa e algumas traduções , porém ouvir e falar sou um zero a esquerda

    1. A gente só melhorar aquilo que a gente pratica. Se você entende bem a língua lendo, é porque você tem praticado a leitura. Se você não entende bem a língua falada e não fala muito bem, é porque não tem praticado essas coisas. Vou deixar o link aqui de dois conteúdos que vão te ajudar. O primeiro é um artigo aqui do blog sobre como melhorar a compreensão oral e o outro é uma playlist sobre conversação no youtube. Vou deixar também o link do curso de Inglês online que eu recomendo. Espero que ajude! Abração.

      Compreensão oral: https://diariodeumpoliglota.com/como-melhorar-compreensao-oral/
      Conversação: https://www.youtube.com/watch?v=nMHbMu9lfLM&list=PLSCcBqsxxIGZrLgmkp2xP_wghFjep5kRH
      Curso de Inglês online: https://bit.ly/2M27sse

  4. Um aluno de ensino médio vê, diariamente, por 3 anos, 12 matérias de diferentes áreas, além de outros conteúdos fora da escola, como cursos de idiomas, música, esportes e etc. Pq uma pessoa não pode aprender dois idiomas? Não vejo muita lógica nessa necessidade de barrar as pessoas no que elas querem. Se der ruim pra alguém mais pra frente, ela irá logicamente segurar a onda e diminuir a pressão no aprendizado.

    1. Oi, Marília! Excelente exemplo! Com certeza é possível aprender diversos idiomas de uma vez e, para algumas pessoas, é mais fácil e mais interessante assim e eu super apoio. Mas como eu vejo que a maioria das pessoas que tentam fazer isso acabam não se organizando, parando no meio e não vendo tanto progresso na língua, acredito que a recomendação de evitar aprender mais de uma língua ao mesmo tempo favorece e evita frustrações pra maioria das pessoas, além de ter o benefício adicional da imersão em uma língua só. Obrigado pelo comentário!

  5. olá, gostaria de saber uma coisa, eu estou no nivel avançado de espanhol e comecei a estudar outra lingua ,pelo fato de estar mais avançada na atual, sendo que preciso de 3 horas todos dias para dominar a lingua, como eu destribuiria essas horas nas duas linguas? , porque não posso abandonar a outra, preciso revisar e tals , isso me atrapalharia de alguma forma?, devo colocar mais horas na lingua em que estou aprendendo agora ou distribuir igualmente? , eu comecei uma lingua por vez no caso espanhol, como seria se estou aprendendo a outra agora, como seria para distribuir?, sendo que eu preciso manter o contato com a outra e não a perder. obrigada

    1. Oi, Babi! Tudo depende da sua prioridade e você pode moldar sua rotina como for melhor pra você. É possível tanto estudar as duas línguas pelo mesmo tempo quanto estudar mais o Espanhol, ou estudar mais a nova língua. Se a sua preocupação é só “não perder” o progresso no Espanhol, sugiro dedicar mais tempo à língua nova, e um tempo menor só para revisão e, principalmente, prática do Espanhol. Vou deixar o link de um post que fiz no blog sobre 5 formas para praticar conversação de graça. Acho que vai ajudar: https://diariodeumpoliglota.com/5-sites-para-praticar-conversacao-de-graca/

  6. como faria para somar as horas, porque precisamos de 3 horas por dia para aprender com mais velocidade, como fariamos para somar as horas pois seria chato somar no timer do celular ,3 horas, porque nem todas a vezes vamos assitir um filme de 1h, como seria?, escutar um audio na lingua que quer 30 min e ir no timer e somar 30 min, depois fazer outra coisa escutando ou lendo em outra lingua e somar mais 15 min, seria chato sabe? somar, sei que isso é muito relativo, não precisa ser precisamente 3h, mas eu quero aumentar meus estudos de forma divertida sem ter que ver se deu 3h na soma, porque ninguem precisamente faz uma atividade diaria que dura 1h direta e não posso distribuir durante o dia tipo 50 min e tals, porque estudo outra lingua não quero que as duas se choquem. obrigada

    1. Você não precisa seguir 100%. O mais importante é manter uma consistência e a organização é só pra facilitar isso. Se você acha que ter os horários muito rígidos te atrapalha, você pode simplesmente organizar menos, por exemplo definindo só o mínimo que você vai estudar a cada dia, ou definindo um dia para cada tipo de atividade. O mais importante é que você se organize de forma que seja o mais prazeroso e conveniente possível, te ajudando a manter a consistência com o plano em longo prazo.

  7. Eu estudei 4 idiomas alem do português que é minha lingua nativa. Eu perdi quase tudo em todos. Ha 6 meses me dediquei com força e recuperei quase 100 por cento no inglês, espanhol, italiano. O francês me exige mais na conversação mas cada dia melhoro mais, a minha pergunta é: como faço para manter meus 5 idiomas com fluencia? Como organizo meus dias para mante-los, nao queria perde-los de novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

#partiuserpoliglota

Diário de Um Poliglota • 2018 – Todos os direitos reservados. Garantimos a proteção e privacidade dos seus dados.
Termos de UsoPolítica de Privacidade