fbpx

Como perder o medo de falar em um novo idioma – Guia de Conversação #4

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Eu conheço muita gente que estuda inglês há mais de cinco anos e, mesmo assim, não consegue conversar usando o idioma. E o pior é que o motivo de não conversar não é falta de capacidade, mas medo de cometer erros e passar vergonha. Infelizmente não tem como melhorar algo que não é praticado, então aqui vão algumas dicas de como perder o medo de conversar num idioma novo.

Como perder o medo de conversar num idioma novo

Aceite os erros

O medo atrapalha o o seu progresso porque tira o foco do aprendizado em si e o coloca na “terrível” possibilidade de cometer um erro. E eu te digo com toda certeza que é impossível aprender um idioma a não ser através de erros. Não precisa ter medo de errar, porque você vai aprender através dos erros. Não apesar deles, mas através deles. Então não fique mais com medo de errar, mas contente com o aprendizado que você terá graças aos erros. Errar não é só humano, nesse caso é necessário.

Procure um ambiente acolhedor

A origem do medo de falar em muitos casos é fruto de um ambiente competitivo. Onde as pessoas fazem um ranking de quem fala melhor e quem fala pior. Então para se sentir mais à vontade de cometer erros e assim melhorar, recomendo que você se enturme numa comunidade de idiomas acolhedora. Onde o foco não é o seu ranking, mas o seu aprendizado e conhecer melhor você. Procure no Facebook se existe algum Clube Poliglota na sua cidade. Eles têm uma comunidade super acolhedora e se reúnem semanalmente. Vale a pena conferir.

Faça amizades

Ter amigos falantes do idioma desejado é crucial para ficar fluente rápido. E é muito mais fácil deixar o seu medo de falar de lado quando se conversa com um amigo. Pois eles estarão interessados em saber a mensagem que você tem para passar, independentemente das palavras que você usar. Além disso, você estará muito mais motivado para aprender. O aprendizado deixará de ser sobre regras de gramática e passará a ser sobre conhecer melhor alguém interessante. Você pode encontrar pessoas no Clube Poliglota ou usar um dos sites para aprender idiomas sozinho.

Se interesse genuinamente no idioma

Uma coisa que pode estar causando o medo em você é o fato de aprender um idioma por mera obrigação. Quando você tem que fazer alguma coisa, você naturalmente fica nervoso em relação à urgência dos resultados. Mas no caso do aprendizado de um idioma isso é totalmente maléfico. Pois você precisa da mente relaxada para aprender bem. Então não aprenda um idioma por obrigação. Mas ache motivos que te façam querer aprender. Isso fará com que o nervosismo e o medo de conversar num idioma novo diminuam.

Liste os motivos do seu medo

Eu particularmente evito filmes de terror. Mas se você já assistiu alguns, percebeu que quando alguém quer expulsar um demônio, procura saber o nome dele. E a descoberta sempre facilita o exorcismo. De maneira semelhante,

O primeiro passo para combater qualquer problema é saber com o que estamos lidando.

A partir do momento que você se dá conta da origem do seu medo de conversar num idioma novo, ele já perde um pouco de força sobre você. Então antes de continuar a leitura pegue um papel e uma caneta agora e anote todos os motivos que causam o seu medo de falar que vierem a sua mente. Não filtre nada. O mais comum é o medo de reprovação e vergonha de não ser entendido. Mas adicione quantos motivos vierem à sua cabeça. Quanto mais melhor.

Convença-se do contrário

O próximo passo é se convencer de que esses motivos não fazem sentido. A gente pode se convencer de qualquer coisa que a gente repita o suficiente. Seu medo atual provavelmente foi desenvolvido e enraizado em você através de muita repetição de frases como “Eu não consigo falar”, “Ninguém vai me entender” ou “Minha pronúncia é horrível”. Felizmente, o mesmo é verdade para o lado positivo. Se você repetir algo positivo o suficiente e constantemente, logo vai acabar acreditando nisso também, o que vai ser fundamental para manter a motivação para aprender.

Então o próximo passo é na mesma folha de papel escrever, para cada motivo listado no tópico anterior, a seguinte frase: “Ter medo de reprovação não faz sentido porque…” e complete com algo que você julgue lógico. Repita essa frase para si mesmo toda vez que estiver com medo de falar.

Até a próxima! #partiuserpoliglota

Guias de conversação anteriores:

Guia de conversação #1 – Onde encontrar pessoas para conversar

Guia de conversação #2 – O parceiro de conversação ideal

Guia de Conversação #3 – 5 dicas para ter uma conversa agradável e produtiva

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

JUNTE-SE A MAIS DE 200 ALUNOS

O Guia Definitivo com técnicas para aprender idiomas sozinho.

Otávio Bretas

Otávio Bretas

Sou carioca, apaixonado por viagens e novas culturas e minha missão é ajudar estudantes de idiomas insatisfeitos a aprender uma nova língua, de forma que aprendam quantos idiomas desejarem, de forma simples e sem dor de cabeça.

Artigos relacionados:

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#partiuserpoliglota

Diário de Um Poliglota • 2018 – Todos os direitos reservados. Garantimos a proteção e privacidade dos seus dados.
Termos de UsoPolítica de Privacidade