Você já pensou em como seria legal falar vários idiomas? Talvez você não saiba por onde começar. Por isso, preparei esse post com 6 línguas que, na minha opinião, são os idiomas mais úteis de se aprender.
O que faz um idioma ser útil?
Vários fatores influenciam no quão útil um idioma pode ser para você particularmente. Alguns exemplos são:
- Mercado de trabalho
- Preferência cultural
- Família / amigos
- Quantidade de países que falam
- Quantidade de pessoas que falam
Mas a lista que apresento aqui leva em consideração especialmente a quantidade de países que você pode conhecer com um idioma só. Ou seja, sabendo os idiomas dessa lista, você terá a oportunidade de conhecer o maior número de países possível. E se você gosta de viajar, essa é a sua lista, porque uma coisa é você visitar um país, outra coisa é você experimentá-lo. E isso só é possível de verdade quando você consegue falar bem o idioma nativo e se conectar mais profundamente com as pessoas e a cultura.
Idiomas mais úteis
Inglês
Falado em mais de 58 países ao redor do mundo, o inglês é o idioma mais útil de se aprender hoje em dia. Não só pela quantidade de países que falam, mas por sua atual utilidade em geral. Três fatores principais fazem do inglês a língua mais útil do mundo:
- Mercado de trabalho – hoje em dia é praticamente obrigação saber inglês.
- Mídia – te possibilita entender e acompanhar os maiores acontecimentos na mídia.
- Conhecimento – livros, estudos e muitas outras fontes de conhecimento valiosas ainda só são oferecidas em inglês.
Se isso ainda não te convencer, talvez os 6 principais motivos para aprender inglês convençam.
Francês
Não tão importante quanto já foi um dia, o francês ainda é muito importante no mercado de trabalho, influente na mídia, principalmente em setores como moda, e o segundo idioma com maior número de países o tendo como língua oficial.
Árabe
Dominando a maioria dos países do oriente médio e norte da África, e estendendo seu alcance ao oeste da Ásia, o Árabe é um idioma fascinante. E que vai te permitir conhecer diversas culturas e países, alguns extremamente diferentes entre si. Desde o luxo de Dubai, até as pirâmides do Egito, o Árabe vai te possibilitar conhecer um mundo totalmente novo. E particularmente eu acho o árabe uma língua muito bonita. Ele com certeza está na minha lista!
Espanhol
Esse era previsível. Falado na esmagadora maioria dos países da America Latina, sabendo espanhol você poderá conhecer lugares e culturas incríveis. O bom é que, como ele é bem próximo do português, não é um idioma difícil de se aprender para nós. Muito pelo contrário. E estudar um idioma parecido é uma das formas de ficar fluente rápido. Mas tome cuidado com as similaridades, porque o espanhol tem algumas palavras que parecem iguais ao português, mas tem um significado totalmente diferente.
Alemão
O alemão é a língua oficial de 6 países e o idioma nativo mais falado na Europa. Também é o terceiro idioma mais ensinado na Europa, atrás do inglês e do francês. É a segunda língua mais usada cientificamente e a terceira mais usada online. Enfim, é ainda um idioma muito influente na Europa e no mundo e, definitivamente, é um dos idiomas mais úteis de saber.
Chinês
Apesar de praticamente só um país falar o chinês, ele é um país enorme e com uma cultura rica para ser explorada e experimentada, além de ser muito influente atualmente em diversos setores da economia. Apesar de muitas pessoas não saberem como aprender um idioma difícil como o chinês, você só precisa fazer alguns ajustes.
Esperanto
O Esperanto é uma língua artificial, mas é falada por mais de um milhão de pessoas. Por sua estrutura simples, ele te ajuda a entender como um idioma é organizado. E para muitas pessoas isso impulsiona o aprendizado de outros idiomas, por acelerar o entendimento. Além de simples de aprender, você não precisa melhorar a sua compreensão oral com o Esperanto, porque o intuito da língua é meramente educativo.
Conclusão
O idioma que você aprende é 100% uma escolha sua, levando fatores como preferência pessoal, interesse e setor de atuação no mercado de trabalho em consideração. Mas, se você só quer aprender um idioma “sem compromisso”, só por querer aprender, eu diria que esses são os idiomas mais úteis para você. Com eles você vai abrir as portas do maior número possível de culturas diferentes e, experiências diferentes. Vale mencionar alguns idiomas que não entraram na lista, mas poderiam muito bem estar: Japonês, Italiano, Russo, Hindi, etc.
13 Comments
Ciao Otavio Bretas!
Una domandina soltanto: perché l’italiano non fa parte dell’elenco sopra?
Grazie in anticipo e cari saluti!
Ciao Renato! =)
Eu gosto muito do Italiano! Com certeza ele seria um dos próximos da lista. Mas, pelos critérios que explico no início do post, acho que os idiomas acima ficam na frente.
Eu adoro o italiano, inclusive está na minha lista de idiomas para aprender!
Obrigado pelo comentário!
Abraço
RUSSOOOO!
Eu amo muito o idioma russo, acho muito lindo e quero aprender 🙂
Pelo que eu vejo na Internet, tem muita gente que acha fácil e parecido com o português e muita gente que acha difícil, qual sua opinião?
Eu adorei o seu site! Muito obrigada pelo conteúdo, tem me ajudado bastante ><
Oi Vitória!
Acho o russo muito interessante também. Na minha opinião, não há idiomas difíceis. Há somente idiomas distantes do que estamos acostumados. E a única implicação disso é que levaremos mais tempo para aprendê-los. Então com vontade e paciência, tenho certeza de que o russo não será um problema para você! Fico feliz que os posts tenham te ajudado 🙂
Eu acho um pouco complicado c ouvir eles falando kk mais tirando isso realmente é um ótimo idioma!
Eu tenho 13 anos e quero aprender 7 idiomas de vez,como eu posso fazer isso?
Oi, Letícia! Fiz um artigo justamente sobre esse assunto aqui no blog. Dá uma olhada lá: https://diariodeumpoliglota.com/como-aprender-mais-de-uma-lingua-ao-mesmo-tempo/
Espero que ajude. Forte abraço!
Onde se fala Esperanto. Sei que no Brasil, há mais de 50 anos se tentou o ensino pela rádio MEC. Depois desapareceu. Realmente gostaria de saber onde se usa essa língua. Em nenhuma de minhas viagens a lugares bem estranho jamais vi alguém que a conhecesse. Devo ter andado pelos lugares errados.
Oi, Virgínia. Essa foi uma língua que eu pensei bastante se colocava na lista ou não. Realmente não existe uma nação que fale o Esperanto como uma língua majoritária. Ele foi criado com a intenção de ser uma língua franca sem nação de origem. Ou seja, a intenção era que ele fosse usado por pessoas do mundo inteiro como uma língua intermediária de comunicação, como é o caso do Inglês atualmente, mas sem se estabelecer uma superioridade ou imposição socio-cultural de uma nação específica. Infelizmente a língua não cumpriu esse objetivo, restando apenas de dois a dez milhões de falantes hoje. Mas ela ainda é uma língua muito relevante para quem deseja aprender mais de um idioma porque, graças à sua simplicidade, o conhecimento dessa língua dá uma percepção bem clara sobre como línguas são estruturadas no geral, o que acelera o aprendizado de línguas estudadas posteriormente.
Acredito que não há dificuldade nos idiomas que não possa ser superada se realmente nos esforçamos, afinal, para cada idioma, existem milhares/milhões de pessoas que os falam, pq vc não seria capaz ?? Aprendi mandarim e vi que não é tão difícil, basta se acostumar com o idioma e tudo flui mais fácil ; )
Thaise, meus parabéns por ter aprendido o Mandarim! Realmente não existe nada que não possamos superar quando realmente nos esforçamos. Nada é difícil, mas algumas coisas requerem mais preparo do que as outras. Obrigado pelo comentário e boa sorte nos estudos!
Uma cultura q eu amo e gostaria MT de ficar
Fluente no idioma é o japonês (q por sinal
Já dei início em alguns estudos do mesmo)
Bem q eu gostaria de umas dicas…
Adoro o Japonês também! Bons estudos!