fbpx

Como aprender idiomas com filmes e seriados

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Nesse post vou mostrar uma técnica ninja pra aprender inglês com filmes e seriados mais eficiente que cursinho.

Me lembro que um dos melhores momentos no curso de inglês era quando o professor trazia um filme para a gente assistir. Todo mundo ficava animado no início: “Show! Sem chatisse hoje!” Até que começava o vídeo, ninguém entendia nada e, 15 minutos depois, todo mundo já estava dormindo.

A menos que você já seja avançado no inglês, você não vai aprender inglês com filmes sem legenda, simplesmente porque você não entenderá a maior parte. E se você não entende, não está aprendendo. Está perdendo tempo.

Filmes, no entanto, podem ser uma ferramenta poderosa para melhorar o seu inglês se usados da maneira correta. Na minha opinião são mil vezes melhor do que livros didáticos. Aqui vai uma excelente técnica para você aprender inglês com filmes ou seriados.

Escolha um dos filmes/seriados que você gosta e siga os seguintes passos:

  • Assista o filme inteiro com legendas em inglês ou mesmo em português para te familiarizar com a história.
  • Assista somente a primeira cena e com legendas em inglês. Escute e leia simultaneamente. Escreva as palavras que você não conhece, procure o significado. E assista de novo somente a primeira cena. Você entenderá dessa vez. Repita 3-5 vezes.
  • No dia seguinte, Veja a primeira cena de novo, dessa vez sem legendas. Revise qualquer vocabulário que você tenha esquecido. Assista de novo.
  • No dia seguinte, veja a primeira cena de novo. Escute cada fala, pause e repita em voz alta. Tente usar a mesma pronúncia e a mesma emoção do ator. Lembre-se que aprender inglês é comportamental.
  • No dia seguinte, a mesma cena. Continue imitando os atores, dessa vez sem pausas, e falando junto com eles. Talvez na primeira vez seja uma boa idéia usar as legendas, mas tire assim que possível. Repita de 6 a 10 vezes.
  • Um dia depois faça a mesma coisa. Copie a mesma voz, a mesma emoção e até mesmo os mesmos gestos. Tente se divertir fazendo isso. Se morar com alguém que esteja aprendendo inglês, vocês podem até fazer isso juntos. Repita 10 vezes ou mais.
  • Faça mesma coisa no dia seguinte, mas use um gravador de voz. Escute a cena toda, depois compare com a sua gravação e preste atenção no que está diferente. Isso te diz automaticamente o que você precisa melhorar.
  • Repita o processo na cena 2.

Talvez isso leve mais do que um mês. Mas você não vai fazer isso para entretenimento, mas para melhorar o seu inglês. Melhorar absurdamente por sinal, e de uma forma bem mais divertida e mil vezes mais eficiente do que um livro didático.

Sua compreensão oral vai simplesmente decolar, uma melhora gigante. Sua fala estará bem mais rápida, mais natural, mais fluente e num sotaque bem mais claro. Sem nenhum livro, sua gramática falada vai melhorar muito.

Conclusão

Livros didáticos podem ser extremamente artificiais. “Olá, como vai?” “Eu vou bem, e você?” Ninguém fala assim. E isso é parte do porque muita gente não consegue aprender inglês. Filmes e seriados são muito mais próximos a realidade de como as pessoas conversam no dia-a-dia, com gírias e pronúncia acelerada.

Espero que tenha gostado da dica. Como é um pouco demorado, é crucial escolher um filme/seriado que você goste. Recomendo evitar filmes de comédia no início porque são um pouco mais complicados de entender.

Até a próxima!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

JUNTE-SE A MAIS DE 200 ALUNOS

O Guia Definitivo com técnicas para aprender idiomas sozinho.

Otávio Bretas

Otávio Bretas

Sou carioca, apaixonado por viagens e novas culturas e minha missão é ajudar estudantes de idiomas insatisfeitos a aprender uma nova língua, de forma que aprendam quantos idiomas desejarem, de forma simples e sem dor de cabeça.

Artigos relacionados:

2 Comments

  1. Otávio, que dicas incríveis. Esse método me parece muito, muito eficiente mesmo. Lembro-me que o avanço mais significativo que tive enquanto aprendia inglês foi assitindo a séries com legendas em português. Fiz isso por alguns anos, e intensamente em 1,15 ano. Séries são a melhor maneira – você acaba associando todo um leque de vocabulário às circunstâncias que são retratadas ali, sendo muitas delas universais. Depois de um tempo, quando você se encontra numa situação similar à que você assistiu, as palavras vêm instintivamente à sua cabeça. Já tenho inglês fluente, mas pretendo aprender inúmeros idiomas ano que vem, principalmente porque começarei o curso de Letras. Só gostaria de agradecer-lhe por compartilhar esse método. Com ele, com certeza, terei um avanço no speaking e listening muito mais rápido quando for aprender todas as línguas.
    Mais uma vez, obrigado, Otávio!
    Keep up the good work!

    1. Fala Igor! Muitíssimo obrigado pelo comentário! Espero que realmente te ajude bastante e que você aprenda de uma forma mais discontraída e ao mesmo tempo eficiente.

      Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

#partiuserpoliglota

Diário de Um Poliglota • 2018 – Todos os direitos reservados. Garantimos a proteção e privacidade dos seus dados.
Termos de UsoPolítica de Privacidade